Apenas um Soldado...

quinta-feira, 21 de março de 2013

CHAOS Group Build - Parte 01



Olá pessoal!

Finalmente vou começar a trabalhar nesse projeto. Esse trabalho foi proposto por um fórum no qual participo, o Mecha Lounge (http://kamm-mecha.com/mechaloungeforums/index.php), onde lançaram a idéia de um tipo de competição onde se escolhe fazer parte de uma facção, dentre duas propostas pelo projeto: Air Team (facção aero-espacial) e Ground Team (facção terrestre e aquática).

Ao se escolher essa facção, propõe-se a informar que trabalho pretende desenvolver e tudo o mais. E o melhor: o fórum ofereceu GRATUITAMENTE decais respectivos para cada facção, e ainda há possibilidade de premiação para os participantes. Muita coisa hein?...

Quanto a mim, optei por defender a Ground Team. Acho que será uma boa experiência ter algo mais voltado a um objetivo em específico. Como já comentei em um post anterior, meu projeto envolverá:


sexta-feira, 15 de março de 2013

1/144 Jenice Custom - Parte 3

Estamos de volta para finalizarmos esse projeto... ou quase isso...

Vamos primeiro às imagens:


Parte amarela da "boca" pintada finalmente. Esse lemon yellow é uma cor bem intensa e bonita. Os detalhes da peça são bem perceptíveis, mesmo após o verniz fosco e a camada de tinta.


Aqui iniciei a fase de panel lines. Utilizei tinta à base de água mesmo, tinta para tecido. Há um certo trabalho para limpar, pois não se pode demorar muito para se retirar o excesso, senão fica mais chato depois.


O mesmo para esta peça do backpack, com um pouco da tinta pra ver como ficava. O resultado não é bom ao meu ver. É claro que um pouco mais de tinta daria um melhor resultado. 

A questão é que, para pintar áreas maiores, é melhor usar a tinta acrílica mesmo ou o aerógrafo, e usar essa tinta à base de água apenas para as panel lines ou detalhes bem pequenos.



E por último a foto de todas as peças pintadas.

Quando digo por último, é por último mesmo. É o seguinte: o cara para quem eu fiz esse trabalho disse que gostaria ele mesmo de fazer as linhas e também de montar o kit. Então, não dei continuidade no processo das panel lines e nem montei o bendito, infelizmente... Gostaria muito de vê-lo montado.

Bem, quando o respectivo dono o fizer, pedirei algumas fotos para poder mostrar como ficou.

O kit do Jenice é de uma linha bem antiga, e felizmente não se produz mais, no seu caso um limited model. As peças em bloco são pesadas, com material que dá a impressão de ser diferente dos outros kits, e isso também dificulta a questão da pintura. 

Mesmo assim, é um kit bastante legal que me surpreendeu durante o processo. Possui sua respectiva "riqueza de detalhes" e no geral é bem bacana.

E é isso pessoal. Qualquer crítica, sugestão ou opinião serão bem vindos. 

Assim que tiver fotos do kit montado eu postarei, com a permissão do dono, claro.


Até a próxima!

terça-feira, 5 de março de 2013

1/144 Jenice Custom - Parte 02

Vamos lá!

 Dando continuidade a esse projeto para "relaxar", vamos ás novidades.

Dei uma lixada melhor (tentei) para reduzir aquelas marcas horrorosas no quadril e cabine, e em seguida nova demão de cinza (sky grey - tamiya). Esse é um dos pontos chave do aerógrafo: a tinta fica muito fina, dando pra ver todos os detalhes do kit, não encobrindo estes mesmos detalhes, como é o que acontece com as boas e velhas latas de tinta spray.



Vamos a alguns resultados:


Gostaria de lembrar que este é um trabalho de pintura, então qualquer outro detalhe eu nem procurei mexer.

Ombro muito estiloso:


As pernas deram uma trabalheira, mas o resultado foi bom:


E agora o torso:


Pra mim, foi o melhor resultado:


Esqueci esse detalhe...


Vai ficar para a última parte...

Bem, e por enquanto é isso. Um trabalho rápido, mas com suas particularidades. Posso dizer que está sendo bem prazeroso esse projeto, mesmo sendo um antigão. Acredito que a melhor parte é justamente tentar superar esses problemas e buscar um resultado satisfatório.

Só consertar alguns pequenos erros encontrados em algumas peças e terminar algumas coisinhas...

Valeu pessoal! Até o próximo Post!

sábado, 2 de março de 2013

Trabalho Paralelo - Jenice Custom

Olá pessoal!

Enquanto espero a chegada de alguns materiais para continuar o projeto da CHAOS GB no Mecha Lounge, aceitei pintar um kit pra um amigo, e olha só onde me meti... O desafio é um Jenice Custom, escala 1/144 da série Gundam X.


sábado, 2 de fevereiro de 2013

The White Devil (Diorama) - Parte 6

Bem pessoal, estamos de volta para os últimos retoques no trabalho. Como não havia feito as pannel lines nos kits, resolvi então fazê-las agora, praticamente no fim do trabalho. Como os dois kits foram pintados com técnicas e métodos que diferem, pois o RX por ser branco, várias peças não levaram tinta, diferentemente do Zaku que foi completamente pintado. Vamos lá:


Primeiramente, com um cotonete umedecido com thiner, retirei um pouco do excesso de tinta que tentei colocar como weathering leve e o grude (provavelmente de minhas mãos) que ficaram nos cantos das peças ao longo do kit, que por ser branco, ficava bem perceptível.

Após a limpeza, resolvi começar pelo Zaku.

Seguindo algumas dicas, entre elas a do Professor Kaiser do Fórum GundamBrasil, reuni um pincel, as tintas desejadas para as lines e thiner. 

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

The White Devil (Diorama) - Parte 5

Nessa etapa, já plicamos os decais transfer no Rx e os water no Zaku. Foi aplicado o verniz fosco em ambos. Vamos dar uma olhada como ficaram. Começando pelas armas do Rx:






sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Removendo Linhas de Junção

Continuando a nossa busca incansável por métodos que melhorem nossas habilidades, hoje pretendemos apresentar técnicas sobre como remover aquelas linhas que ficam quando encaixamos duas peças ou mais, dependendo do caso. Gostaria de lembrar que a maioria das informações que serão aqui descritas provém de pesquisas feitas em outros sites.

Remover as "Linhas de Junção" do seu kit em construção  é fundamental no acabamento geral de um modelo. As fábricas tem e sempre tiveram o hábito de colocar essas linhas onde elas são mais visíveis em um kit, daí a necessidade de removê-los. Neste tutorial, eu irei demonstrar 3 diferentes métodos usados para remover as linhas de junção de kits.

O que você vai precisar:

1. A peça na qual você planeja remover a linha (óbvio);

2. Suprimentos de lixa. Neste caso, será usada uma boa lixa de unhas e algumas folhas de lixa (1500 e 1800 para ser mais específico);

3. Cola para unir as partes;

4. Um pouco de massa putty para preencher/nivelar espaços para aquelas junções ruins.



sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

The White Devil (Diorama) - Parte 3

Simbora cambada!

Iniciando agora as modificações do Zaku II. A proposta é que ele esteja caído no chão, abatido pelo combate. Então, fiquei pensando em como seria a pose.


Como o kit é antigo e duro, sem articulação, fica muito estranho e nenhum pouco legal ou real. Bem, então eu tenho que fazer algo que mude sua inclinação, aproximando mais o torso e o chão, até porque um mecha gigante é bem pesado, então deveria afundar... ou quase...


sábado, 15 de dezembro de 2012

Sombreamento ou Shading

Vamos falar um pouco sobre essa técnica que é tanto utilizada no plastimodelismo. Claro que existem métodos diversos, mas a finalidade é a mesma. Eu mesmo já experimentei algumas diferentes e sei o quanto é trabalhoso fazer o "efeito" acontecer.

Andei pesquisando por diversos fóruns e acredito ter achado o que seria uma técnica muito boa, prática e de resultado satisfatório. Farei um resumão do que encontrei, utilizando as respectivas fontes e imagens das páginas que visitei.

Primeiro colocarei aqui o que foi descrito pelo p3tb, um usuário do fórum The Mecha Louge, o qual eu participo. Vamos a ele:

"Talvez essa não seja a melhor maneira de fazê-lo (o sombreamento), mas pode lhe ajudar a fazer o shade (a sombra) do seu kit.

Esta é a peça a ser sombreada:

Eu quero que esta peça seja branca com sombras em cinza, então primeiro eu pintarei tudo com cinza:

Em seguida, eu pintarei a parte mais brilhante com branco (no caso as partes mais centrais entre as panel lines):