Apenas um Soldado...

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Dicas de Fotografia por KaiserDragon

Olá pessoal!

Estarei dispondo logo abaixo algumas orientações que um amigo de modelismo chamado KaiserDragon disponibilizou, já que o mesmo é fera na arte da fotografia. Estarei postando na íntegra o que ele apresentou lá no fórum GundamBrasil. Vamos à elas.


"Bom, eu não sou profissional com fotos e muitas ainda possuem granulações e pequenos defeitos, então também não posso dizer que entendo de fotografia, mas já dei uma lida no assunto e acho que consigo resultados razoáveis.


Então vai aí algumas reflexões que tenho sobre o assunto:


1- Câmera:

Tenho experiência com câmeras digitais domésticas ("automáticas") e câmeras de celulares, desde a época dos 5MP, como o N95 da Nokia ou o C902 da Sony Ericsson, bem antigos em relação aos atuais, mas que me renderam boas imagens.



É importante saber configurar a câmera minimamente, até mesmo para preparar o espaço que você irá tirar as fotos.


As câmeras domésticas/automáticas e os celulares geralmente tem três tipos de foco pré configurados: Paisagem - Macro - Automático. 

Hoje em dia adicionaram ainda os focos para retrato, pôr-do-sol e diversas outras configurações para outras finalidades. A que nos interessa na hora de tirar fotos é o modo macro, geralmente representado por uma plantinha.




Na inexistência deste, o jeito é aprender a se virar com o foco automático.

Neste modo a câmera irá dar preferência por focar objetos muito próximos, variando entre 5cm a 60 cm (algumas câmeras conseguem focar objetos mais próximos que 5cm! Mas aí você deve pesquisar as especificações dela).



1.1 -Como dominar o foco:


Nas câmeras, o botão de tirar foto tem sempre dois estágios, o primeiro ocorre quando o botão de disparo é pressionado levemente, a câmera então tenta focar o objeto. Isso vale tanto para o modo Macro quando para o Foco automático, pois é dever do fotógrafo verificar se a imagem transmitida na tela da câmera focou corretamente o objeto. Nas modernas, mesmo no modo macro elas tendem a focar pequenos detalhes. Quando ela realiza essa focagem automática, ela mostra um pequeno quadro, mostrando a região que terá maior nitidez:





Para não ficar dependendo da boa vontade da câmera é possível configurar para que ela tenha como foco sempre o centro do quadro.


Nessa configuração, a imagem a ser focada deverá ser posicionada no centro ou o mais próximo dele para ficar com uma nitidez melhor.



Os celulares touchscreen são mais práticos, como tem uma área específica para bater a foto, para determinar o local que deve ser focado, basta tocar na área desejada que o celular irá tentar focar naquela área e então bater a foto. O difícil é ficar imóvel enquanto faz isso.



2- Iluminação 



Estúdios de fotografia possuem muitas luzes, fundo, filtros das luzes, etc. Um arcabouço de ferramentas complicadíssimo para quem quer tirar só umas fotinhas bacanas dos gunplas.

Mas para imagens não profissionais (mas ainda sim legais), as câmeras (digitais e de celulares) também trazem configurações para quebrar seu galho.

Para lidar com a alta ou baixa iluminação elas tem a configuração ISO, que controla as cores pela incidência de luz.

Geralmente é representada por estes símbolos:




As câmeras também oferecem uma configuração automática de ISO, mas para manipular melhor as fotos, é melhor alterar de acordo com a iluminação que você tem disponível.


Achei na internet comparações bem bacanas para vocês entenderem o que significam essas alterações:






2.1 - Velocidade da captura da imagem de acordo com a iluminação



É importante saber que quanto menos iluminação tiver, maior será a dificuldade da câmera capturar a imagem com nitidez.


Por isso ela oferece opções de configuração do tempo de captura da imagem (na minha Cannon está como Retração Objetiva Imediata, mas os nomes variam, é bom você brincar com as configurações da sua câmera ou celular para descobrir o que é, geralmente são alterações por tempo e varia em segundos).

Moral da história: Se você não tiver muita iluminação, aumente o tempo de captura da objetiva. 
Mas se você aumentar o tempo, terá que arrumar um tripé ou uma superfície que fique imóvel enquanto a câmera captura a imagem, se não você vai ter um borrão ao invés de uma foto nítida.
Logo, para compensar a falta de iluminação, vc encontrar um meio de deixar a câmera imóvel enquanto registra a imagem.



Sobre as configurações da câmera, são apenas essas que eu utilizo para adaptar de acordo com o local que eu desejo tirar as fotos.


Créditos das imagens que encontrei na internet:



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estúdio de fotos



É necessário?

É desejável, afinal todos querem tirar fotos dignas de propaganda das caixas de gunpla. Mas para boas fotos não é necessário um estúdio profissional. Se você já aprendeu a configurar e manipular sua câmera fica mais fácil escolher um local adequado para as funcionalidades dela.



Está afim de fazer testes? Não precisa de cartolina e abajur ou luminária. Procure um lugar com iluminação adequada e configure o ISO de sua câmera de acordo com o local. Que local? Dê preferências para ambientes vazios, sem muita poluição visual para que a câmera tenha foco somente no Gunpla.


Por exemplo:




Essa imagem foi tirada com o meu sequestrado N95 há mais de 5 anos atrás. Eu não sabia nenhuma configuração, mas o modo automático do N95 era bem competente. Então ele fez o foco automático e controlou o ISO de acordo com a iluminação local. Quanto a imagem em si, no fundo a parede e o Destiny por cima de um objeto plano. Isso é um exemplo de como uma boa foto pode ser conseguida sem qualquer firulagem, só com luz natural e um local limpo para que a imagem possa ser registrada com nitidez.



Ainda que o local seja muito "poluído", basta dar preferência para fotos mais próximas (desde que sua câmera aguente) e controlar a iluminação.





Outra boa imagem do consagrado N95 e seus meros 5MP. Essa foi utilizado o flash do celular que tinha um modo bem competente de captura de imagens com flash. Ele aguardava o milésimo exato de redução da intensidade da luz para capturar a imagem sem aquele brilho cegante. Mas não são todas as câmeras que fazem isso, dê preferência para uma luz natural ou uma luminária distante, virada para a face do gunpla.



Mas você é exigente, precisa de maior liberdade, prefere um fundo com cor diferente da sua parede e não quer ter que ficar tirando foto do seu hobby na janela voltada para sua vizinha gostosa. O que você faz? Descola alguma coisa para usar como fundo e uma luminária.

E então começam novos problemas.

As fotos deixam o branco do gunpla cegante, e não é possível ter nenhuma nitidez na imagem.
Sua foto fica mais ou menos assim:




"Uai, mas a foto tá legal".

Essa foto foi tirada com a Cannon A3100, uma câmera não tão antiga e de uma marca renomada. Então a imagem não parece ter ficado tão ruim, certo?

Bem, vocês que vão dizer, mas já adianto que essa luminária atrás do strike é bege. E que o papel que ele está em cima tem uma imagem bem escura. O Strike só não está tão reflexivo, porque levou uma boa camada de verniz fosco.

Enfim, vejam como seria a foto mais próxima da realidade:




Como faço isso?


Conheço duas formas. A primeira é descolar um difusor para a luz branca, para que ela não tenha uma incidência tão forte sobre o objeto. Muita gente usa papel manteiga na lâmpada para aliviar a intensidade.

A outra forma é configurar o ISO. Diminuí-lo (ou negativá-lo, dependendo dos valores da câmera) para que a imagem fique próxima da realidade, mas com aquela extrema nitidez que a câmera só consegue em ambientes bem iluminados.



E o fundo?


Como já foi dito, o fundo deve ser apenas uniforme e limpo, preferencialmente. Mas você pode utilizá-lo para compensar a falta de outros materiais.

Tem pouca luz? Então utilize fundos de cores claras, para que eles reflitam a luz no kit.
Exemplos:





Tem muita luz, mas o fundo escuro está recebendo pontos brancos por causa da iluminação? Mais ou menos assim:






Vejam como a cartolina preta fica esbranquiçando por causa da luz.



Nesse caso procure um fundo que absorva a luz. Um tecido aveludado preto bem passado (o meu está todo amarrotado, por isso acaba aparecendo em algumas fotos) vai lhe atender bem.

Exemplo:




E a iluminação?


A maneira correta de iluminação são pelo menos três luzes, por cima, à esquerda e à direita do objeto, conforme demonstrado nessa imagem:




Algumas vezes você só terá uma ou duas luminárias. Então procure adaptá-las ao seu modo de tirar fotos. Eu uso o fundo escuro e consigo me virar usando duas luminárias. Algumas vezes uso só uma.


Não sou profissional, mas estou satisfeito com meus resultados atuais.
Exemplo utilizando apenas uma luminária:




Usando duas luminárias:






"Ah mas eu ouvi falar que você tem um estúdiozinho"

Eu tenho fotos com diversas câmeras, fundo e, iluminação exatamente para aprender o pouco que aprendi até agora. E acho que consegui bons resultados de todas as formas. O segredo é fazer as devidas adaptações de acordo com o local e modelo a ser fotografado.



Atualmente eu uso a tenda fotográfica:





Ela é boa porque já vêm com vários fundos aveludados (que absorvem a luz), é prática (dobrável) e seu material é um difusor natural da luz (mas mesmo assim eu ainda preciso controlar o iso), além de ser barata (é possível encontrar uma de 60x60x60cm por uns R$45,00 no Mercado Livre).



Mas mesmo nessa suposta "boa situação" ainda sinto que minhas fotos não estão legais e continuo procurando meio de melhorar. Mas como já percorri esse início, compartilho-o com quem ainda possui as dúvidas que eu já possuí e espero ter ajudado com algo.



E não se deixem levar pela idéia de ambiente perfeito. São nos ambientes ruins e com câmeras problemáticas que conseguimos fotos criativas. Então vêm o terceiro ponto deste tutorial:



Criatividade:



Controlando a câmera, iluminação e fundo, você pode conseguir uma infinidade de fotos interessantes. Muitas das minhas melhores fotos não tinham nitidez, mas uma boa idéia a ser transmitida e muitas são rememoradas por antigos membros do fórum até hoje (obrigado pessoal). Compartilharei algumas para inspirá-los a sempre brincar com suas configurações para conseguirem fotos bacanas.












É isso aí, é o pouco que tinha a compartilhar. Espero que curtam, comentem e compartilhem porque deu bastante trabalho."


Por KaiserDragon

E é isso pessoal. Qualquer comentário ou dúvida fiquem à vontade. 

Desde já agradeço ao professor kaiser pela ajuda e dicas que há tempos me auxiliam bastante! Espero aprender um pouquinho com estas acima!

4 comentários:

  1. Que emoção! Meu tutorial sendo compartilhado!

    O trabalho valeu para alguma coisa!

    Hahahahaha

    Mais uma vez, obrigado Crys. Agora quero ver o povo caprichando xD

    ResponderExcluir
  2. A gente que agradece mestre kaiser! Com algumas poucas dicas suas já sinto que melhorei bastante e tenho bem mais noção sobre imagens e de como tirar algumas fotos mais legais! Parece até "puxa-saquismo", mas é verdade! Pra mim mesmo, sinto que evoluí mais nesse sentido!

    Agradeço mais uma vez e é um enorme prazer trazer essa excelente contribuição para diversos colegas modelistas!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh!! Agora com essas dicas pretendo conseguir fotos bem melhores! Dica de profissional sempre é válida!
    Uhuuu

    ResponderExcluir
  4. Sensasional esse tutorial, cara amo fotográfia, pretendo um dia ainda me especializar. Meu sonho é ter uma daquelas cameras semi-profissional.. andei brincando com o Sony Xperia Z1 do meu irmão e cara, as fotos desse celular ficam um absurdo de qualidade. Mas se eu fosse pegar um cel (que estou sem, deixei o meu Nokia N8 cair na privada de um ônibus Hahaha) pegaria o Nokia Lumia 1020, ele tem um sistema manual incrível.

    ResponderExcluir