Olá pessoal!
Estarei dispondo logo abaixo algumas orientações que um amigo de modelismo chamado KaiserDragon disponibilizou, já que o mesmo é fera na arte da fotografia. Estarei postando na íntegra o que ele apresentou lá no fórum GundamBrasil. Vamos à elas.
"Bom, eu não sou profissional com fotos e muitas ainda possuem granulações e pequenos defeitos, então também não posso dizer que entendo de fotografia, mas já dei uma lida no assunto e acho que consigo resultados razoáveis.
Então vai aí algumas reflexões que tenho sobre o assunto:
1- Câmera:
Tenho experiência com câmeras digitais domésticas ("automáticas") e câmeras de celulares, desde a época dos 5MP, como o N95 da Nokia ou o C902 da Sony Ericsson, bem antigos em relação aos atuais, mas que me renderam boas imagens.
É importante saber configurar a câmera minimamente, até mesmo para preparar o espaço que você irá tirar as fotos.
As câmeras domésticas/automáticas e os celulares geralmente tem três tipos de foco pré configurados: Paisagem - Macro - Automático.
Hoje em dia adicionaram ainda os focos para retrato, pôr-do-sol e diversas outras configurações para outras finalidades. A que nos interessa na hora de tirar fotos é o modo macro, geralmente representado por uma plantinha.
Na inexistência deste, o jeito é aprender a se virar com o foco automático.
Neste modo a câmera irá dar preferência por focar objetos muito próximos, variando entre 5cm a 60 cm (algumas câmeras conseguem focar objetos mais próximos que 5cm! Mas aí você deve pesquisar as especificações dela).
1.1 -Como dominar o foco:
Nas câmeras, o botão de tirar foto tem sempre dois estágios, o primeiro ocorre quando o botão de disparo é pressionado levemente, a câmera então tenta focar o objeto. Isso vale tanto para o modo Macro quando para o Foco automático, pois é dever do fotógrafo verificar se a imagem transmitida na tela da câmera focou corretamente o objeto. Nas modernas, mesmo no modo macro elas tendem a focar pequenos detalhes. Quando ela realiza essa focagem automática, ela mostra um pequeno quadro, mostrando a região que terá maior nitidez: